Acreditamos que a autonomia é fundamental para o indivíduo e que o exercício dela desde cedo é fundamental.

Joan Rué evidencia a necessidade de alterar a forma de construção do conhecimento, validando e valorizando o esforço e o comprometimento, a percepção e reflexão pessoal, circularização do conhecimento com a turma ou equipe através de apresentações e discussões.

Com o objetivo de desenvolver autoavaliação e autoregulação, o processo de avaliação institucional também precisa ser repensada, o aluno deverá ser avaliado pelas “atividade(s) de estudo” (de Davídov e Márkova) que trás 3 elementos, 1: tarefa(s) de estudo, 2: a operacionalização e 3: autoavaliação do estudante. Ainda sugerimos que este processo dê origem a um Plano de Ação proposto pelo aluno em parceria com o tutor de forma individualizada ou coletiva (dependendo da modalidade da atividade(s) de estudo, criando um ciclo de feedback contínuo.